terça-feira, 18 de maio de 2010

JEFTÉ E OS "JEFTÉS" DE HOJE

Jefté gostava de votos, acordos ou negociações. Ele acordou com os anciãos de Gileade que seria seu chefe caso ganhasse a batalha contra os amonitas. O acordo foi selado e ele liderou-os na batalha (Jz. 11:4-11).

Já comandante ele intentou, através de mensageiros, por duas vezes, entrar em acordo com o rei dos amonitas, e dessa forma resolver a questão. Na primeira vez ele recebeu resposta, já na segunda, o rei dos amonitas não lhe deu ouvidos (Jz. 11:13,28).

Nos acordos acima parece não haver nada de anormal. Por mais que tenha tido boas intenções, num ele foi bem sucedido, no outro não.

A sua terceira atitude não foi propriamente um acordo, mas um voto diante de Deus. E é nesse voto que temos preciosas lições espirituais para nós nos dias de hoje, pois tem muito crente fazendo voto, campanha, plantando, semeando, se ungindo, se auto-profetizando, sem ao menos ver se a Palavra de Deus corrobora tais ações, ou se há necessidade disso.

Assim como o voto de Jefté era desnecessário, muito do que se vê no meio evangélico nos dias de hoje é terminantemente inútil.

Assim como Jefté deveria ter ficado somente com a Palavra e a direção do Espírito (Jz. 11:29), para receber a vitória (Jz. 11:32-33), devemos nós hoje.

Paulo disse que nada temos para que possamos dar a Deus primeiro (Rm. 11:35). Deus viu a nossa nudez espiritual e providenciou a redenção; Deus viu a nossa desgraça por completo e nos mostrou a necessidade de buscarmos o Reino acima de todas as coisas, pois deseja Ele nos acrescer de bênçãos necessárias para o dia-a-dia (Mt. 6:25-34).

Portanto não se precisa de uma infinidade de misticismos e sincretismos para sermos vitoriosos espiritualmente. A bem da verdade as campanhas, votos, e semeaduras com que somos todos os dias instigados e desafiados a fazer, visam somente as coisas daqui e nada mais.

Por fim deixo meu conselho: pare de correr atrás de campanha disso ou daquilo; pare de jejuar e orar objetivando as coisas daqui – busque o Reino primeiro; pare de desejar uma vida sem problemas, pois quem deseja a Cristo, deseja também se unir aos sofrimentos dEle (Rm. 8:17,18); pare de ir à igreja para Deus resolver os problemas do teu casamento, dos teus negócios, da tua empresa, e para isso apegar-se a campanhas e determinações positivistas; ao invés disso, humilhe-se diante de Deus, arrependido confesse o pecado que está no coração, e deseje ser uma nova criatura em Cristo (II Co. 5:17).

Por fim temos o trágico cumprimento do voto de Jefté. Leia: “Logo que a viu, ele rasgou as vestes e gritou: Ai de mim, filha minha! Estou muito abatido e tu é a causa da minha desgraça, pois fiz um voto ao Senhor e não posso voltar atrás” (Jz. 11:35). Era um voto desnecessário, e repito, como é desnecessário muito do que se está fazendo no meio evangélico nos dias de hoje.

Mudança de vida, soluções dos vários problemas não são alcançadas porque fizemos votos ou campanhas. Mas porque nos dobramos humilhados em obediência à inerrante Palavra de Deus, e nos deixemos ao moldar do Espírito Santo. A Palavra diz que Ele nos transformará até chegar à medida da estatura de Cristo (Fp. 1:6), e para isso Ele usa a Palavra (Ef. 4:11-16).

Em Cristo

Adriano Fernandes

Nenhum comentário: