quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A DECADÊNCIA MORAL E DOUTRINÁRIA DE OBREIROS

A Bíblia mostra-nos homens que iniciaram a caminhada como líder, obreiro, apóstolo, pastor, e por um motivo ou outro ruíram moralmente e espiritualmente. Uns reconheceram seus erros e voltaram-se arrependidos, sendo dessa forma alcançados pelas misericórdias de Deus e pelo seu imensurável perdão. Outros continuaram na desgraça e tornaram-se apóstatas mascarados, isto é, passaram a defender suas doutrinas e inovações como se fosse a mais pura verdade – na verdade – passaram a acreditar que eram novas revelações.
Os tempos de hoje não são diferentes!
Estamos vivendo uma época muito difícil. Haja vista a avalanche de novas revelações e o surgimento de muitos falsos mestres no meio religioso mundial (2 Pe. 2:1).
Agora fica a pergunta: por que obreiros que começaram de uma forma legítima, bíblica, balizados na Verdade, num momento da vida começam, de forma astuta e dissimulada, negar as doutrinas que defendiam e passam a abraçar aquilo que, biblicamente, combatiam?
Por exemplo, há obreiros que combatiam a Teologia da Prosperidade, no entanto hoje estão abraçados a ela; outros eram ferrenhos defensores de um culto racional, bíblico, espiritual, mas hoje abraçaram os modismos como cair no espírito, reteté ou repleplé, paletó ungido, berros ou sopros no microfone, entre outros movimentos estranhos; também há uns que levantaram-se contra o movimento G12 e o movimento celular (Igreja em células), dizendo que é coisa do demônio, no entanto atualmente estão dividindo o mesmo palco, passando a abraçar a mesma causa, e afirmando que não há mal nenhum, somente é outro jeito de se propagar o Evangelho; ainda há os que eram profundamente balizados teologicamente, no entanto, hoje, passaram a abraçar novas teologias, que entram em confronto direto com a Verdade.
A Bíblia nos mostra que estas coisas continuarão acontecendo, e com mais frequência, à medida que a volta de Jesus se aproxima. O engano religioso dos últimos dias é vaticinado por vários textos bíblicos. Diante da pergunta dos discípulos sobre os últimos dias, Jesus foi enfático: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane” (Mt. 24:4 – veja vv. 5,11; 7:15-23. Veja mais aqui).
Vários homens, líderes de Israel, começaram muito bem, mas tiveram desastrosos desvios no decorrer da sua caminhada como sevos de Deus - errando o alvo.
Arão é um exemplo clássico dos líderes que fazem o que o povo quer (Ex. 32). Arão poderia ter mantido a postura de homem de Deus, seguindo os desígnios de Deus, pois ele sabia onde estava Moisés, e poderia levar o povo entender que Moisés voltaria quando Deus assim quisesse. No entanto, prevaricou. As consequências foram desastrosas.
Saul, escolhido do Senhor para ser rei Israel, também deslizou de forma desastrosa. O seu pecado se consistiu em rejeitar a Palavra do Senhor, e ainda, temer o povo, dando ouvido à voz do povo (1 Sm. 15:23,24). Num momento ele mandou exterminar os feiticeiros, porém, em outro, ele foi consultar uma feiticeira (1 Sm. 28:3,9,10).
Salomão foi um homem que começou cheio de sabedoria e graça diante de Deus e dos homens (1 Rs. 3:11,12), porém, o poder, a fama, e as riquezas corromperam seu coração, fazendo-o desviar-se dos retos caminhos do Senhor (1 Rs. 11:9-11). As consequências foram desastrosas. Ele construiu o majestoso Templo para adoração, mas, no entanto, distanciou o seu coração em seguir unicamente ao Senhor.
Jeremias clamou contra a depravação espiritual e moral em seus dias. Disse ele “Tanto o profeta como o sacerdote estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor” (Jr. 23:11 – grifo meu). Veja o estado moral e espiritual dos sacerdotes e profetas em Israel: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; eles vos ensinam vaidades. Falam da visão do seu próprio coração, não da boca do Senhor” (Jr. 23:16). Os homens que eram para instruir Israel pelo caminho da Verdade, estavam torcendo a Verdade, e falando mentiras.
Ezequiel também fala da depravação entre os sacerdotes e profetas. Levado em Espírito ao Templo, em Jerusalém, o Senhor lhe diz “Entra, e vê as terríveis abominações que eles fazem aqui” (Ez. 8); mais adiante Deus fala dos chefes do povo “[...] Filho do homem, estes são os homens que maquinam a iniquidade, e dão ímpio conselho nesta cidade” (Ez. 11:2ss – grifo meu). Eram homens ungidos para serem líderes espirituais, mas, no entanto perderam, por vaidade e ganância, a unção, o chamado, a lealdade ao Senhor, e passaram a enganar, ludibriar com palavras vãs e mentirosas.
A história nos mostra que muitos desses negociaram a verdade unicamente para satisfazer-se nos próprios desejos. Havia interesses ligados à fama, à riqueza, a auto-realização, entre outros, ou ainda, o medo diante do povo.
No Novo Testamento temos instruções e exemplos de homens que abandonaram a Verdade por interesses próprios.
Paulo fala de dois homens convertidos que apostataram da fé. Himineu e Fileto são exemplos de como um obreiro pode desviar-se da verdade e ainda perverter a fé de alguns (2 Tm. 2:17-18) – quão perigoso é isto! Tem muitos que acham que os obreiros famosos, grandes evangelistas, ou mesmo pastores, não abandonam a Verdade, ou não negociam as Doutrinas bíblicas. Mas não é verdade, pois vemos que eles podem cair nas armadilhas da fama, do poder, da ganância, e de outros interesses. Tenhamos cuidado!
Em Gálatas, Paulo fala de falsos irmãos, que em tempos passados foram alguma coisa, mas que agora estavam distante do verdadeiro Evangelho (Gl. 2:4-6). João diz que os anticristos saíram do meio cristão “Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Pois se tivessem sido dos nossos, teriam ficado conosco [...]” (1 Jo. 2:19). Foram homens que apostataram da fé, passaram a ensinar outra doutrina, desviaram-se do Verdadeiro Evangelho.
Escrevendo a Timóteo, Paulo faz referência a algumas razões que levam homens a desviarem-se da Verdade: dar ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios (1 Tm. 4:1), e ainda: amor próprio, ganância, presunção, soberba, falta de domínio próprio, atrevimento, orgulho, amigo de prazeres efêmeros, o interesse em manter uma aparência de piedade, etc. (2 Tm. 3:1-9).
Pedro adverte que muitos tem deixado o caminho direito por causa da postura qual teve Balaão, ou seja, são amantes do dinheiro e das riquezas (2 Pe. 2:15,21 cf. Jd. 11-13).
Precisamos, mais do que nunca, estar atentos aos acontecimentos dos dias em que vivemos. Tem muitos homens no topo da fama no meio evangélico, mas infelizmente estão negociando a Verdade. Abraçam novas doutrinas, anunciam outro evangelho, e assim por diante. Olhe para a Palavra, examine a Palavra e não se deixe levar por todo e qualquer vento de doutrina que está assoprando nos dias de hoje.

“[...] De bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11 – grifo meu) - esse é o dever diário de cada cristão!

por Adriano Wink Fernandes

Um comentário:

washington disse...

IRMAO ADRIANO FICO FELIZ EM SABER QUE O IRMAO AINDA MANTEM A VISAO BIBLICA CONCERNENTE A DECADENCIA DA MORAL CRISTA EU COMO CRISTAO DA ASSEMBLEIA DE DEUS AS VEZES ASSISTO O CULTO NA MINHA IGREJA COM DOR NO CORACAO POR VER TANTA COISA QUE JA NAO ESTA CERTA E O PIOR QUE NOSSOS OBREIROS ESTAO DORMINDO O SONO DA NEGLIGENCIA O PULPITO DA NOSSA IGREJA TEM SIDO ENTREGUE AOS JOVENS QUE AINDA NAO TEM EXPERIENCIA NA JORNADA CRISTA E CONSEGUEM TRAZER PARA O SEIO DA CONGREGACAO TUDO AQUILO LHES APRAZEM.