segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CREIA... MAS EXAMINE PRIMEIRO

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRISTÃOS DE BERÉIA
A ida de Paulo e Silas à Beréia acontece após a perseguição levantada por Judeus na cidade da Macedônia – Tessalônica. Beréia se localiza a 80 km da Macedônia (Atos 17:8-10).
Há uma diferença visível no modo como os Bereanos receberam o Evangelho, em relação aos de Tessalônica, estes, animados por Judeus, incitaram o povo à perseguição forçando até ir ao tribunal; já, os bereanos receberam Paulo e Silas, ouviram o evangelho, e tornaram-se frutífero, isto é, deram frutos em abundância. Em ambos, Paulo usa o mesmo modo na exposição das Escrituras:
a. Discutir as Escrituras (era um constume de Paulo) (At. 17:2,3 e 10);
b. Apresentar a Palavra da cruz (At. 17:3,11);
O resultado foi a conversão de muitos (mulheres, homens, pobres e ricos – At. 17:4,12).
O CARÁTER DOS BEREANOS
1. NOBRES

Significa bem nascido, de boa família (I Co. 1:26); nobre (Lc. 19:12); mente nobre, mente aberta (At. 17:11);
A nobreza deles foi vista na postura que tiveram com relação à Palavra, “pois receberam a palavra” (At. 17:11), isto é, aceitar, aprovar – “exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão”, “aceitou a nossa exortação” (II Co 6:18; 8:17)
O ato de receber a Palavra tem a ver com o ouvir atentamente, pesquisar, comparar o discurso – a palavra pregada – com as Escrituras. É o ato de receber não porque se busca um resultado imediato, uma bênção, uma vitória; mas porque crê naquilo que ouviu, não importando se há ou não algum resultado pragmático. Desejaram em primeiro lugar a Salvação, pois creram no nome de Cristo.
2. EXAMINAR
Examinar, isto é, fazer uma pesquisa cuidadosa como num julgamento legal, perguntar, fazer busca e comparações com as Escrituras de tudo o que dizia com respeito ao Messias nos escritos veterotestamentários. Dessa forma se tinha as confirmações das profecias e dos acontecimentos, "examinando nas escrituras", eles buscavam prova documental do que Paulo dizia, "se estas coisas eram assim".
Paulo estava pregando na sinagoga, por conseguinte, estudavam, criam e conheciam a Lei e é nesse contexto que Paulo lhes apresenta Cristo – o Messias (At. 17:3).
3. CRERAM
Lucas registra que se converteram muitos gregos de posição, tanto mulheres quanto homens, e que alguns eram de alta posição, de cultura (isso era uma característica dos gregos – amantes da sabedoria), isso prova que Paulo chegou com palavras de sabedoria, pois os gregos queriam ouvir sabedoria, porém, fala-lhes na sabedoria do Espírito Santo (II Co. 2:6,7; At. 17:13 – revelação do Espírito Santo). Não era uma sabedoria segundo o que eles queriam ouvir, mas sim, segundo o que eles precisavam ouvir com relação a Salvação por meio de Cristo.
O verbo crer neste contexto é episteusan, é um composto de epi – em cima + pistis – crer, quer dizer, creram em cima do que ouviram, a fé teve como base as Escrituras, pois é isto que Paulo lhes trouxe. O salmista falou que os preceitos do Senhor é que dão entendimento, e dessa forma faz com que se aborreça o caminho errado (Sl. 119:104).
O que fez diferença dos Bereanos em relação aos de Tessalônica foi exatamente a busca de provas do discurso com a que estava escrito.
4. APLICAÇÃO BÍLBICA
Os tempos em que vivemos são outros, porém o cuidado deve ser o mesmo. Os bereanos nos deixam o exemplo de que conferir o que se ouve com o que está escrito é uma atitude nobre e prudente.
Temos visto o surgimento e crescimento de várias teologias; misturas de cristianismo com práticas pagãs, idolatria, ocultismo, entre outros. Isso se dá basicamente por falta de um exame do que se ouve com o que está escrito na Bíblia.
Muitos ouvem tudo, porém não questionam, discutem, analisam, examinam, pois é um 'grande' pregador, apóstolo, bispo, evangelista, teólogo que está falando. Mas os bereanos, mesmo ouvindo a Paulo, examinaram - certamente ouviram da fama do Apóstolo; viram que era eloquente e convicente em suas colacações, mas mesmo assim não deixaram de examinar, confrontar com as Escrituras, a pregação de Paulo.
Veja o que diz o texto: "[...] pois de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles [...]" (At. 17:11,12 - grifo meu). Eles não foram atraídos por uma 'palavra profética', uma 'bênção' irrecusável, por uma promessa de prosperidade, não. Eles ouviram a Palavra da Verdade, poderosa para conduzí-los a Salvação em Cristo, eles tiveram conteúdo para crer (Rm. 10:17).
Jesus trouxe a clara exortação de examinar as Escrituras (Jo. 5:39); Paulo, escrevendo aos crentes de Tessalônica, recomenda-lhes para examinar tudo (1 Ts. 5:21). É exatamente isso que está faltando nos dias de hoje!
Se tudo o que se ouve como evangelho fosse examinado com a Bíblia, certamente muitos 'grandes' não triunfariam com suas inovações e teologias!

Em Cristo
Adriano Wink Fernandes

Nenhum comentário: