quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1ª E.B.J. - ESCOLA BÍBLICA DE JOVENS EM IJUÍ

Estava revendo minhas imagens e achei o cartaz sobre a

1ª E.B.J. - Escola Bíblica de Jovens

em Ijui – RS.
p
Um pouco da história do evento:


Como de costume, sempre ocorre o Congresso de Jovens nas igrejas, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Ijuí (IEAD) não é diferente.
Em uma reunião de líderes começávamos delinear como seria o Congresso do ano de 2004. Entre várias idéias, a irmã Adriana Bueno sugeriu que fosse feito um Congresso diferente, ou seja, que tivesse outro desenho, uma temática mais atual, por fim, algo que saísse do tradicional. Pois este parecia mais voltado para a igreja em geral, os jovens só trabalhavam, havia muito envolvimento com dinheiro, e assim por diante.
A ideia estava levantada, o desafio lançado. Foi a partir daí que começamos a pensar em um Congresso incrementado com Oficinas Bíblicas. A ideia foi ganhando corpo, sentíamos que era um grande desafio, mas não desanimamos, e todos, desde a liderança geral (bairros e setores), como os jovens, abraçamos e começamos o trabalho.
O irmão Gerson Gerlach, que tem uma amizade muito boa com a IEAD de Curitiba, propôs o nome de E.B.J. – Escola Bíblica de Jovens, ideia copiada de Curitiba, onde já havia ocorrido o primeiro evento com esse nome.
Era desejo nosso que houvesse uma conscientização da importância da Palavra para todos, mas no momento, voltada mais para os jovens, daí E.B.J. Eles eram o alvo dos temas, do objetivo deste evento. Então começamos a definir os Temas com base em 2 Pedro 3:18: “Crescei na graça e no conhecimento”.
Os temas foram os seguintes:
- História e Geografia No Contexto Bíblico: contatamos com o irmão Clairton Machado (filho de Ijuí), professor de Geografia, e o irmão Davi Corrêa, profundo conhecedor da História de Israel, sem exagero, um Doutor em História de Israel, bíblica e geral. Ambos da cidade de Santa Maria. Aceitaram o convite, e gentilmente estiveram conosco.
- A Importância Das Línguas Originais: Grego e Hebraico: Para esse tema não conhecíamos ninguém do meio assembleiano. Contatamos com o Pastor Antonio Renato Russo, Diretor do Seminário Teológico Batista de Ijuí (STBI). Sua agenda lhe impossibilitava atender nosso convite. Indicou-nos o casal de irmãos Claiton e Marivete Kunz, ambos professores no STBI. Aceitaram nosso convite, e gentilmente estiveram conosco.
- O Jovem Cristão No Mundo Atual: O casal de irmãos, Gilson e Eliane Deferrari, estiveram conosco outras vezes. Contatamos para essa ocasião, e eles novamente nos atenderam.
- Música, Louvor e Adoração: Para esse tema tivemos dificuldade em achar alguém. O irmão Gerson Gerlach ficou responsável para convidar o irmão para falar sobre este tema e também contatar com um irmão para ser o Pregador oficial do Congresso. Houve um momento que ele quase desistiu, mas não aceitei que recuasse, ele foi em frente. O tempo estava esgotando, pois era preciso encaminhar os cartazes e os convites às igrejas, e ainda fazer toda a divulgação nas igrejas da cidade de Ijuí. Mas Deus estava na direção de tudo. Certo dia ele chegou com a resposta e nos disse que estaria conosco o Evangelista da IEAD de Curitiba, irmão Eliel Gaby, falando sobre o tema, e o Evangelista Renato Hora como Pregador Oficial.
Lembro que o irmão Renato Hora pregou, no sábado à noite, com base em Eclesiastes 10:1a; e no domingo à noite, ele falou sobre Decepção com Deus. Deus o usou poderosamente.
Nenhum dos convidados acima era famoso, estrela do mundo gospel, pregadores de ‘grandes congressos’, mas confesso que eram (e são) homens e mulheres de Deus. Todas as Escolas Bíblicas foram uma bênção. Nos cultos oficiais de sábado e domingo à noite o templo estava cheio. Deus batizou com Espírito Santo; irmãos que estavam ‘parados na fé’ retornaram, a igreja toda foi abençoada.
Lembro que não tínhamos, em caixa, o dinheiro suficiente para o evento. Como fazer um evento dessa envergadura sem gastar? Impossível! Mas Deus nos dirigiu em todas as coisas, e houve pessoas que se dispuseram a trabalhar, ajudar.
O Pastor Jesus Vieira Vilande (hoje em Parobé) nos deu o apoio e a liberdade para fazermos o evento.
Estava na liderança geral da UMADI – União da Mocidade da Assembléia de Deus de Ijuí, Adriano Wink Fernandes, minha esposa Karla Fernandes, e o casal Daniel e Lisandra Matos. Como Maestrina do Coral de Jovens, a irmã Mari Vilande; no departamento de finanças o casal Alexandre e Elisandra. As lideranças dos bairros e setores (não lembro o nome de todos) foram fundamentais para a concretização de todo o evento.
p

Realizado a cinco anos atrás, esse evento me traz ótimas lembranças, razão pela qual deixo esse registro no meu blog.
pp

Adriano Wink Fernandes

Um comentário:

Blog do Sheivison disse...

parabens pelo blog, gostei muito do seu espaço, que Deus continue te abençoando sempre, visite meu blog passa la e comenta...