As virtudes de uma pessoa são profundamente interessantes. Toda pessoa gosta de ser conhecida como bondosa, amável, gentil, sincera entre outras. Salomão fala de algo interessante, e que pela qual a fama é conhecida: o bom nome.
O rei não se refere ao nome em si, mas, é claro, à pessoa. Muitas vezes, quando nos referimos a nome de certas pessoas não se precisa dizer o que fez, pois o nome, por si só, já diz tudo sobre a pessoa. Nero, Domiciano, Hitler, Mussolini, Judas... o nome de cada um destes basta para termos um sensação de tristeza e lembrarmos de atrocidades, maldades e traição. O nome destas pessoas ficou na história, e somente na história, ou seja, ninguém quis colocar ou ter esse nome para um filho.
Na cultura judaica o nome estava intimamente ligado ao caráter da pessoa, ou alguma atividade. Jacó significa enganador, e realmente ele era; Moisés significa salvo das águas. Saulo tinha seu nome relacionado à violência, extermínio, perseguição, crueldade, vilipêndio, pois fora um dos maiores perseguidores da Igreja: levantou-se contra Deus, contra a Igreja de Deus, e contra o Caminho.
Muitos tem seu nome ligado às dívidas, pois é mau pagador; ou calúnia, injúria, visto estar sempre depreciando os outros, em favor próprio; outros são traidores, como Judas, pois tem a arte de levantar o calcanhar, inclusive contra próprios amigos; alguns tem o seu nome ligado à mentira, porquanto vivem mentindo.
Ter um bom nome é algo trabalhoso, exige cuidado, labor, suor. Neste tempo de relativismo moral, de hedonismo, de busca pelo prazer, parece que o bom nome não tem mais valor. Mas para o cristão, ter um bom nome deve ser um alvo constante.
A Bíblia é rica de princípios, mandamentos, valores, doutrinas, que se observadas nos dão as condições necessárias para se ter um bom nome. Muitas vezes nossas atitudes sujam o nosso nome, mas isto pode ser mudado pela ação do poder gracioso de Deus.
Jacó tinha o nome ligado ao engano, mas após um encontro com Deus, seu caráter foi transformado e seu nome foi mudado; Saulo era temido em só ouvir o seu nome, mas depois de um encontro com Cristo, teve sua vida transformada e o seu nome fora mudado.
O versículo traz um contraste interessante de idéias: o bom nome é melhor que as riquezas, e ser estimado é melhor do que prata a ouro. Veja bem, o bom nome e ser estimado andam juntos. Ambos são melhor do que qualquer riqueza terrena.
Em Cristo
Adriano Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário