quarta-feira, 20 de março de 2013

VENCENDO AS AFLIÇÕES

Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua palavra me vivificou. (Salmos 119:49,50 ARC)

As armas eficazes para vencer as tribulações são a Palavra e a oração - Paulo coloca as duas em seu ensino sobre batalha espiritual: "Cingindo os vossos lombos com a Verdade [...] tomai a espada do Espírito que é a Palavra de Deus [...] com toda a oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito" (Efésios 6.14,17,18) - Nada as substitui. A Palavra é o Verbo vivo que é Cristo, e é por meio dEle que Deus nos fala nestes últimos dias (João 1.1,14; Hebreus 1,1,2ss; 2.18); a oração nos leva a total dependência de Deus. Clamamos, suplicamos, e Ele nos socorre! (Salmos 119.26,108, 146-147,153-154).
Nos versículos acima temos a junção da oração e da Palavra. Na oração o salmista revela que é na Palavra de Deus que ele tem esperado. Veja que não busca algum direito adquirido ou que acha que tem, mas sustenta-se na fidelidade de Deus para com a Sua Palavra. E essa palavra era o consolo, o ponto de equilíbrio, o apoio sustentável da sua vida. Muitos excitam ou acham supersticioso dizer 'minha dor', 'meu problema', 'minha doença', alegando que são palavras negativas e acabam por atrair maldição ou algo parecido, porém não há sustentação bíblica para tal argumento. O salmista disse "minha angústia" e era dele mesmo: estava nele, com ele - no âmago da sua alma - e lhe afligia, lhe incomodava, lhe torturava, lhe angustiava. Porém ele teve uma atitude positiva diante da circunstância negativa: em oração colocou a situação diante de Deus (Cf. Salmo 55.22; 1 Pedro 5.7), e reconheceu o poder da Palavra de Deus - "Isto é minha consolação [...] a Tua Palavra me vivificou" (Cf. Salmo 119.38)

Em Cristo
Adriano Fernandes

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
É bom encontrarmos textos que fortalece a nossa fé e nos edifica.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que desenvolve aqui é muito edificante.
Fico feliz quando encontro alguém que escreve com amor e dedicação.
Aprendemos uns com os outros crescemos para crescimento
na graça, no amor e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo.
Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog :
Peregrino E Servo.Se desejar faça-se meu amigo virtual,
decerto que irei retribuir.
Abraço.
António.