quinta-feira, 7 de maio de 2015

A VONTADE DE DEUS

CONHECENDO A VONTADE DEUS, MAS QUERENDO FAZER A NOSSA - UM GRANDE PERIGO.
PARA NÓS!


"A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria ao simples. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e inteiramente justos. São mais desejáveis que o ouro, sim, do que muito ouro puro, mais doces do que o mel que goteja do favos. Também o teu servo é advertido por meio deles, e há grande recompensa em segui-los" (Samo 19)

Por meio da Palavra de Deus, já sabemos qual é a Sua vontade, o Salmo acima revela o poder e força da Palavra, mas levados pela nossa vontade, e os nossos anseios conflitantes com Deus, acabamos por insistir com Deus, para saber Sua vontade para questões de fé e prática, e do relacionamento com Ele. A insistência se dá, não para confirmarmos o que já sabemos, mas para ver se Deus entra na nossa e acabe por fazer o que queremos.

Tal atitude é por demais perigosa para qualquer ser humano. Deus não se deixa levar por caprichos humanos. Sua vontade e propósitos não mudam, mas também deixa nós seguirmos o que propomos em nosso coração. Aí a tragédia é certa. Acabamos por confrontar a Deus, e Ele vem com juízo e disciplina.

A vontade de Deus não muda. Ele simplesmente permite. E as consequências sempre são sérias e, geralmente, de grande perda e lágrimas.

Alguns exemplos registrados na Bíblia falam sobre isso:

- Balaão conhecia a vontade Deus a respeito da intenção de Balaque para com Israel, mas seduzido pelos prêmios, tentou ao SENHOR (Números 22:7-12). Foi para os anais da história como o profeta que [deliberadamente] errou em virtude dos lucros (Judas 1:11).

- Israel viu todas as maravilhas de Deus, mas tentou ao SENHOR (Salmo 106:10-15). Veja que Israel viu e viveu todo o livramento de Deus (vv.10-11); diante de tais maravilhas creram e cantaram louvores (v.12) - entenderam que a Palavra de Deus era a Verdade [por isso creram], e reconheceram que Deus era o único digno de louvores, de adoração [por isso cantaram louvores]. Mas infelizmente esqueceram de tudo, colocaram seu planos em ação. A Almeida 21 diz: "Não esperaram pelo Seu [de Deus] plano". E assim, levados pela cobiça e vontades próprias (v.14), Deus lhes deu o que queriam, mas veio junto as lágrimas (v.15).

- Tiago aborda o perigo do coração tomado de anseios e desejos próprios (Tiago 4:1-5). O versículo 4 revela o caráter: infiel. Isto é, desviado da verdade conhecida - conhece a verdade, mas se torna infiel à verdade; e o versículo 5 diz que o Espírito Santo tem ciumes. Mas quem provoca ciumes? O coração que é Seu, mas que se desvia em virtude dos próprios projetos. E o versículo 9 é pesado, mas mostra o resultado: "Entristecei-vos, lamentai e chorai. Que o vosso riso se transforme em lamento, e a vossa alegria em tristeza". Quando diante de Deus nossa vontade prevalece, riso produz lamento, e alegria produz tristeza.

Conclusão: não insista com Deus naquilo que você já sabe, por meio da Sua Palavra, qual é a Sua vontade!

"Também o teu servo é advertido por meio deles,
e há grande recompensa em segui-los"  (Salmo 19:11).

Em Cristo,
Pr. Adriano Fernandes